terça-feira, 28 de junho de 2011

Para que serve a Bioimpêdancia?


Por que é importante monitorar a gordura corporal?

A gordura é fundamental ao corpo humano, desde que em níveis saudáveis. A obesidade tem relação direta com o aumento do risco de se desenvolver diabetes, hipertensão, cardiopatias, derrame cerebral, certos tipos de câncer, dentre outras condições debilitantes. Assim como o excesso de gordura é prejudicial, a falta dela também é, portanto os extremos devem ser evitados.

Como funciona monitor de Bioimpedância?

Os monitores TANITA calculam a composição corporal através da impedância bioelétrica (BIA). Eletrodos localizados na plataforma emitem inofensivos sinais elétricos, que percorrem o corpo, atravessando com facilidade músculos e demais tecidos corporais, porém com maior resistência os tecidos gordurosos. A esta resistência chamamos impedância bioelétrica. As diferentes impedâncias registradas são introduzidas em complexas equações matemáticas para o cálculo da composição do corpo, fornecida em segundos.

Quem pode usar a avaliação com Bioimpedância?

Adultos com 18 ou mais e Atletas

Quem não pode usar a avaliação com Bioimpedância?

Crianças e adolescentes de até 17 anos
Mulheres grávidas
Portadores de marca-passos
Portadores de metais internos
Pessoas que necessitam de apoio para permanecer em pé
Mulheres durante o período menstrual

Informações corporais

. Peso em Kg
. % de gordura
. % de água
. Nível de gordura visceral
. Massa óssea
. Massa muscular
. Ingestão calórica diária
. Idade metabólica
. Constituição física

O que fazer para obter os melhores resultados?

• Não comer antes do teste;
• Se comer, aguarde 2 horas antes de iniciar o teste;
• Ir ao banheiro antes do teste(defecar e urinar);
• Tentar manter o peso real. Usar roupas leves(Short e top ou biquine para mulheres e calção ou sunga para homens) e remover jóias e objetos metálicos antes do início;
• Não se exercitar ou tomar banho antes do teste;
• Manter-se em pé durante 5 minutos antes do teste;
• Evitar ficar sentado e levantar só na hora do teste;
• Não fazer o teste se estiver tomando diuréticos;


E por que fazer a avaliação física ?

Por que é preciso traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às condições do aluno, respeitando assim os seus limites e suas deficiências. Ela deve ser realizada por profissionais formados em Educação Física.


A avaliação física é um processo pelo qual, utilizando-se medidas, pode-se, subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios. É uma forma utilizada para traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às suas condições e limitações, além de identificar contra-indicações, podendo-se evitar com isso possíveis incidentes. Ela serve ainda para avaliar o nível de condicionamento físico atual do aluno, determinar objetivos para o indivíduo avaliado, coletar dados para a elaboração do programa, identificar possíveis limitações, entre outros. A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho usado com um indivíduo. Serve como fator de motivação para o testado que irá realizar o programa de treinamento, além de ser um parâmetro de comparação para analise de resultados.

0 comentários:

Postar um comentário

 
OR Guarulhos | by SuperCom ©2010