sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como saber se seu vizinho esta roubando sua internet?

Redes de Internet sem fio são uma realidade cada vez mais comum não só nas empresas como nas casas dos brasileiros. Viáveis através de roteadores, as redes fornecem comodidade aos usuários, que podem conectar todos seus aparelhos, como notebooks, smartphones e outros, ao mesmo tempo em um determinado ambiente.


Acontece que o sinal do roteador Wi-Fi tem um alcance longo. Ou seja, sua rede, caso não seja bloqueada, pode ficar disponível aos vizinhos próximos. E pior, pode ser usada por eles.

O problema é que quando alguém consome sua banda, você começa a ter dificuldades para navegar e para fazer downloads de arquivos. Há uma significativa perda na qualidade de navegação.

Solução:

Felizmente, existem algumas técnicas que permitem ao usuário não só identificar o possível ladrão, como, também, desconectá-lo e impedi-lo de usufruir da sua rede.

Um método simples é olhar as luzes do seu roteador. Para isso, desligue todos os computadores e dispositivos Wi-Fi que você tenha em casa e observe o comportamento do aparelho. Se as luzes continuarem piscando, provavelmente tem alguém usando a sua rede.

Mas esse método não é tão eficiente. Se o seu vizinho estiver utilizando pouca banda, é possível que você nem perceba a oscilação do Led.

Outra técnica um pouco mais complexa consiste em acessar o painel de controle do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. No painel de controle pesquise por: “Minha rede”, “My network”, “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Você encontrará uma tabela semelhante a essa:
Na tabela estão listados os dispositivos conectados à rede. Se você tem dois computadores em casa e encontrou cinco na lista, é provável que sua Internet esteja sendo roubada.

Estou sendo roubado. O que fazer?

Se você encontrou muitos computadores na sua rede, o primeiro passo é protegê-la com senha. Neste caso nós da SuperCom poderemos deixar sua rede fechada, configurando o seu roteador e implementando políticas de segurança mais adequadas a sua necessidade.


É importante não usar senhas fáceis de identificar, como datas de aniversário, números de telefone, entre outros. Utilize sempre caracteres especiais e uma mistura de letras e números.


Outra opção é usar um cadastro de endereços MAC com o roteador. Nesse caso, você terá de conhecer os endereços de todos os aparelhos que você deseja conectar na sua rede. Geralmente, os aparelhos eletrônicos dotados de rede sem fio vem com o endereço MAC numa etiqueta colada no aparelho ou no manual, junto com o símbolo da Anatel.

Fonte: Divulgação- SuperCom  Sexta-feira, 27 de janeiro de 2012, 14:47




0 comentários:

Postar um comentário

 
OR Guarulhos | by SuperCom ©2010